Instituto Pensar - Corrupção na compra da vacina Covaxin? Bolsonarista diz que sim

Corrupção na compra da vacina Covaxin? Bolsonarista diz que sim

por: Mariane Del Rei 


Foto: Agência Câmara de Notícias

O deputado federal bolsonarista Luís Miranda (DEM-DF) disparou graves acusações contra Jair Bolsonaro (sem partido). O parlamentar afirma ter alertado o presidente da República pessoalmente sobre indícios de irregularidade na negociação do Ministério da Saúde para a compra da vacina indiana Covaxin.

"No dia 20 de março fui pessoalmente, com o servidor da Saúde que é meu irmão, e levamos toda a documentação para ele?, disse o parlamentar. ?

O "fogo amigo? foi lançado durante entrevista concedida por Miranda à CNN Brasil nesta quarta-feira (23). O parlamentar garantiu ter lavado a Bolsonaro "provas contundentes? das acusações sobre problemas no processo de aquisição dos imunizantes anti-covid produzidos pelo laboratório indiano Bharat Biotech, e negociados no Brasil pela empresa Precisa Medicamentos.

O deputado é irmão de Luís Ricardo Fernandes Miranda, chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde, que relatou ao Ministério Público Federal (MPF), em depoimento em 31 de março, ter sofrido pressão incomum para assinar o contrato para a compra da Covaxin.

Segundo Miranda, naquele encontro, Bolsonaro prometeu acionar a Polícia Federal para investigar o caso. "Para poder agir imediatamente, porque ele compreendeu que era grave, gravíssimo?, disse Miranda.

O parlamentar afirmou que não recebeu retorno do presidente ou da PF. "Não era só uma pressão que meu irmão recebia. Tinha indícios claros de corrupção.?

Governo quer punir servidor, não apurar denúncia

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, em resposta à denúncia de Miranda, informou nesta quartaque o governo pedirá à Controladoria Geral da União (CGU) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investiguem o servidor Luis Ricardo Miranda, do Ministério da Saúde, e o irmão dele, o deputado Luis Miranda (DEM-DF).

Socialistas comentam denúncias

O líder da Oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), considerou gravíssima a denúncia sobre corrupção da importação da Covaxin. "Vamos representar ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas da União, convocar os ministros da Justiça e da Saúde e propor a instalação da CPI da Corrupção na Saúde?, anunciou.

O líder da Minoria, deputado federal Marcelo Freiro (PSB-RJ), comentou a reação do governo Bolsonaro sobre as acusações de Miranda. "A única preocupação do desgoverno Bolsonaro é defender bandido?, comentou.

CPI da Pandemia vai ouvir os irmãos Miranda

Miranda e o irmão serão ouvidos pela CPI da Pandemia no Senado nesta sexta-feira (25). O depoimento de ambos já está previsto no colegiado. Senadores da comissão afirmaram terem sido avisados da disposição do deputado em relatar as irregularidades e os avisos feitos diretamente ao presidente Bolsonaro.

Leia tambémCPI vai investigar contrato de compra das vacinas Covaxin

Enquanto Miranda concedia a entrevista à CNN, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), requisitou segurança para o deputado, irmão e familiares.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), escreveu que se a Precisa Medicamentos tenta enganar o Supremo Tribunal Federal (STF), é de se imaginar o que fez com as vacinas.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) avaliou que as denúncias de irregularidades na compra da vacina Covaxin feitas por Luís Miranda são estarrecedoras. "A CPI precisa investigar. O bode está na sala?.

Bolsonarista tem histórico de calotes, mentiras e ameaças

Ao longo da entrevista desta quarta, recheada de autoelogios e com um discurso moralista e "anticorrupção?, Miranda conseguiu os holofotes do dia. Ele é conhecido pelo uso recorrente de frases motivacionais e retórica de coach.

Traz no histórico profissional palestras e venda de cursos para ensinar a como conseguir o green card e ficar rico nos EUA. No Linkedin, se apresenta como um "multi empresário, que assim como seu ídolo famoso Steve Jobs, precisou se reinventar após um grande sucesso e queda?.

O sucesso empresarial de Miranda é contestável. Todas as empresas que ele fundou faliram e deixaram um histórico de calotes na praça. A carreira empresarial começou no Brasil, em 2008, quando fundou a Fitcorpus, uma franquia de clínicas de estética que chegou a aparecer mais de uma vez no programa Amaury Jr. como um modelo de negócio revolucionário.

Depois de aplicar muitos calotes e receber muitos processos, a marca faliu. Foi então que Miranda decidiu viajar para os EUA e prosseguir no ramo de negócios duvidosos.

O hoje deputado ? eleito na onda do bolsonarismo em 2018 ? faz qualquer tipo de negócio. Em Miami, fundou a Gifts for World, empresa de importação e exportação, que seduzia brasileiros com produtos a preços baixos, mas que também ficou marcada por calotes. No Reclame Aqui, há diversos relatos de clientes lesados que pagaram e não receberam seus produtos.

Outra empreitada de Miranda foi a Dreamtrips, uma espécie de clube de viagens sob o modelo de Marketing Multinível, em que você paga um pequeno valor mensal e tem direito a diárias em bons hotéis no Brasil e no exterior. Quem aderir ao clube também pode ganhar dinheiro se conseguir atrair novos membros. O empreendimento tem fortes indícios de ser uma pirâmide financeira.

Luis Miranda também tem o hábito de ameaçar quem o denuncia. Em uma das ameaças, mostra tacos de madeira expostos na parede do seu escritório que ele diz servir "para dar porrada em vagabundo?. Segundo ele, só não os usou ainda porque seus denunciantes "estão longe, senão já teria feito maldades?. Neste mesmo vídeo, ele também exibe um Lamborghini e plaquês de 100 dólares enquanto grita "dinheiro falso? Confere direito! Tira um print disso aqui, seu filho da p?! Vai, seu v?. do c?..! Tira um print!?

Com informações da CNN Brasil e The Intercept



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: